top of page

ORADORES.

Manuel Loff

Professor Associado (desde 2010) e membro do Departamento de História e Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (desde 1997). É investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Foi Visiting Professor na Universidade Hebraica de Jerusalém (2013), Assistente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (1994-96) e Profesor Asociado na Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Autónoma de Madrid (1996-97).

 

É autor de diversos livros, ensaios, artigos, etc. assim como avaliador de projectos nacionais e internacionais na área da História Contemprânea.

Tem investigado em História política, ideológica e social do século XX, dedicando-se nos últimos anos a projetos na área da construção social da memória da opressão, particularmente centrado no caso salazarista, ou das experiências da sua superação, como o período revolucionário português de 1974-76, designadamente usando procedimentos de História Oral.

É colaborador regular do diário Público (Lisboa), onde escreve sobre questões de natureza histórica, política e cultural.

Pedro Moreira

Pedro Russo Moreira é doutorado em Ciências Musicais (Etnomusicologia) pela UNL/FCSH. Leccionou em diversas instituições do Ensino Superior, ocupando alguns cargos de direcção, como no Instituto Piaget de Almada e na Academia Nacional Superior de Orquestra (Metropolitana). Actualmente é bolseiro de pós-doutoramento do INET-MD. Mais...

Carla Ribeiro

Doutora em História Contemporâne pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a tese “Imagens e representações de Portugal. António Ferro e a elaboração identitária da Nação”. Docente na ESE do Instituto Politécnico do Porto. Investigadora do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, UP) e do InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, ESE). Mais...

Manuel D. Silva

Doutorado em musicologia pela Universidade de Paris 8 e investigador integrado do Instituto de Etnomusicologia -Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md). Coordenador da linha temática “Música e Média” do INET-md, co-editor geral da Revista Portuguesa de Musicologia (Nova Série) e editor da revista Kinetophone, Journal of Music, Sound and Moving Image. Mais...

Luísa Marroni

Técnica superior do Ministério da Educação. Mestre em História e Educação, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP (2008),  licenciada em História, variante de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, FLUC (1997). Concluiu curso de Doutoramento (não conferente a grau) em História (não conferente a grau), na FLUP. Interessa-se pela Exposição Colonial do Porto (1934) relacionada com educação formal e não formal em espaço público.

Paulo Cunha

Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, docente de cinema na Universidade da Beira Interior e na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra

Pedro Cerdeira

Mestre em História, especialização em História Contemporânea, pela FCSH-UNL, com a dissertação A Sociedade Propaganda de Portugal: Turismo e Modernidade. Investigador do Instituto de História Contemporânea – FCSH/UNL. Deu aulas de História A na Escola Profissional Metropolitana. Actualmente é assistente-doutorando na Universidade de Genebra.

Rosa Paula Pinto

É licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL e colaboradora do CESEM. Encontra-se a preparar uma dissertação de doutoramento  sobre a Companhia de Bailados Portugueses Verde Gaio (1940-1950). Integrou o projecto “Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do século XX” (Universidade de Aveiro, INET-MD).   É docente das disciplinas de História da Música e Cultura Musical na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha (Oeiras). 

Sérgio M. Sá

É licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Mestre em Film Studies pela The University of Iowa e doutorado em Estudos Artísticos – Estudos do Cinema e Audiovisual pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Trabalhou como bolseiro de investigação no CRIA e é bolseiro de investigação no INET-md , pólo da Faculdade de Motricidade Humana da UL, no estudo da relação entre cinema e dança.

Tiago Baptista

Trabalha como conservador e investigador na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema desde 2002. É docente no programa CIEE da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). É também investigador associado do Instituto de História Contemporânea da UNL, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP, membro fundador e atual presidente da AIM-Associação de Investigadores da Imagem em Movimento e co-editor da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. Desenvolve o seu doutoramento na Universidade de Londres sobre as práticas do ensaio audiovisual digital.

Gonçalo Oliveira

É investigador do INET-md desde 2004. Licenciado e pós-graduado em Sociologia, encontra-se na fase final da sua dissertação de Doutoramento intitulada "O teatro do povo ou para o povo, quem o faz sou eu" - Vasco Morgado e o Teatro de Revista em Lisboa (1951-1978). Entre os vários projectos que integrou no INET-md, destacam-se a Candidatura do Fado a Património da Humanidade, Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, A Indústria Fonográfica em Portugal no Século XX. Co-dirigiu o projecto História do Teatro e do Espectáculo em Portugal (Fundação Calouste Gulbenkian | Museu Nacional do Teatro)

Vera Marques Alves

É licenciada em Antropologia Social no ISCTE e doutorada em Antropologia pelo mesmo Instituto. Fez investigação sobre os usos nacionalistas da «arte popular portuguesa» durante o Estado Novo e continua a realizar pesquisa sobre a construção moderna desta categoria de objectos e, mais amplamente, sobre as apropriações modernistas da cultura popular. No âmbito de um pós-doutoramento realizou investigação sobre os revivalismos contemporâneos das tradições artesanais. É investigadora do CRIA.

M. Rosário Pestana

Doutorada em Etnomusicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa é Professora Auxiliar e diretora do curso de Mestrado em Música na Universidade de Aveiro e e investigadora integrada no Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança.  Desenvolveu investigação de arquivo e de campo as quais resultaram em publicações em torno das temáticas: processos de documentação de música de matriz rural, folclore e folclorização, música e emigração, música de expressão local, música, indústrias culturais. 

bottom of page